Cesar Silvestri continua rodando o Paraná em busca de fortalecer sua pré-campanha a governador do Estado. Nesta terça-feira (28) esteve em Irati conhecendo a estrutura do Colégio Florestal e realizou também uma reunião na Câmara de Vereadores. “Estou animado e muito entusiasmado, por onde tenho ido a receptividade tem sido muito boa, as pessoas ficam contentes que há uma opção para o Paraná”, conta Cesar.

Colégio Florestal

Silvestri foi recebido pelos diretores do colégio, Igor Zampier e Mariane Gemin, que apresentaram as instalações e cursos ofertados. Ambos detalharam o dia a dia do colégio, bem como, as dificuldades de fazer a gestão da educação técnica, tanto pela morosidade de investimentos como no processo de aprendizagem e colocação desses jovens no mercado de trabalho.

“O governo atual coloca todas as escolas num mesmo patamar, como se fossem a mesma coisa. O ensino técnico é diferente do ensino médio, eles têm objetivos e a operacionalização diferentes mas para um governador ver isso ele precisa conhecer e entender minimamente o trabalho que é feito aqui”, disse Silvestri ressaltando a importância de uma comunicação estreita do governo com as escolas.

Um dos assuntos da visita foi sobre as pesquisas da área florestal desenvolvidas no colégio. “Essa é uma evolução natural que temos que adotar na educação do Paraná. Em Guarapuava conseguimos criar o Vale do Genoma e desenvolver pesquisas em parceria com instituições de ensino e com a Embrapa, focando nosso instituto de pesquisa genômica para soluções de problemas da agricultura local. É assim que devemos focar a educação: pensando no futuro”, destacou o pré-candidato.

O Colégio Florestal de Irati conta com cursos de Técnico em Florestas, Técnico em Agronegócio e Técnico em Segurança no Trabalho. Os alunos aprendem a teoria e desenvolvem na prática as atividades nas instalações da escola que tem uma ampla estrutura. “Esse é um espaço grandioso que tem potencial para ser melhor explorado, formando profissionais qualificados para o mercado de trabalho da região e de todo o Paraná”, finalizou.

Câmara de Vereadores

Na Câmara de Vereadores, Silvestri se reuniu com os representantes do legislativo municipal para apresentar seu nome como pré-candidato. “Eu não quero ser governador por cargo, eu quero ser governador porque acredito que com a experiência e conhecimento que adquiri ao longo dos anos, como prefeito, deputado estadual, advogado da área pública, tenho condições reais de ser um bom governador, e acima de tudo tenho muita vontade”, afirmou.

Os vereadores debateram com Silvestri as principais dificuldades que afetam a cidade e a região. Na área da agricultura, por exemplo, há uma falta de investimentos do Estado para os produtores rurais. “Eu também sou agricultor, minha renda vem do agro, e posso afirmar que nós produtores não temos o básico, faltam estradas rurais de qualidade, falta energia estável, investimentos em insumos, suporte para os produtores que perdem suas produções com a falta de chuva, geada, etc. Na hora de se gabar que o Paraná é um grande produtor, o Governo está ali, mas e quando o produtor realmente precisa de ajuda, cadê o estado?”, criticou.

Nos próximos dias, Silvestri cumpre agendas em Pitanga e região.