O pré-candidato ao governo do Paraná César Silvestri Filho (PSDB) comentou o resultado da pesquisa do Instituto IRG, divulgada na última terça-feira (5).

“A campanha está começando agora, seis meses antes da eleição. Vejo as pesquisas com entusiasmo: elas são o estímulo que nos move. Há três semanas, eu tinha 3% das intenções de voto, agora já estamos perto de 6%. Nesse ritmo, à medida que os paranaenses me conhecem e avaliam minhas ideias e propostas, logo estaremos disputando um lugar no segundo turno”, avaliou César Silvestri.

O nome do tucano, que deve debutar na disputa pelo Palácio Iguaçu, foi testado em dois cenários na pesquisa de intenção de voto. No primeiro, com os também pré-candidatos Flávio Arns (Podemos), Professora Ângela Machado (PSOL), Ratinho Junior (PSD) e Roberto Requião (PT), o pré-candidato do PSDB ficou com 2,9%.

O desempenho é melhor quando as opções apresentadas ao eleitor foram restritas a Ratinho, Requião e César Silvestri. Neste cenário, o tucano obteve 5,8%.

Já num eventual segundo turno contra o governador Ratinho, César Silvestri apareceu com 17,1%, contra 66,4% do pré-candidato do PSD.

O levantamento feito pelo Instituto IRG apontou que se a eleição fosse hoje Ratinho venceria já no 1 turno nos dois cenários pesquisados.

Pesquisa — Foram ouvidos 1.500 eleitores no Estado do Paraná maiores de 16 anos. O trabalho de levantamento de dados foi feito através de entrevistas telefônicas entre os dias 31 de março e 03 de abril, sendo checadas simultaneamente a sua realização em 20% das entrevistas. O grau de confiança da pesquisa é de 95% e a margem de erro é de 2,5% para mais ou para menos.

A pesquisa está registrada no Tribunal Superior Eleitoral sob o número PR-09298/2022. O contratante é o próprio instituto de pesquisa.